RIVALIDADE FEMININA VS SORORIDADE!

by - junho 17, 2018


Olá minha genteeeee.
Tudo bem com vocês? Comigo está tudo ótimo graças a Deus. 

Antes de começar amores não se esqueçam de nos seguir, se inscrever para receber as notificações de posts novos, seguir as nossas redes sociais, comentar e dar sugestões e criticas porque nós fazemos conteúdo por vocês e isso nos motiva mais. 

Espero que gostem e um grande beijo. Mais um post reflexivo aqui no blogue e genteeeee estava com muitas saudades de escrever acerca. Hoje o tema é calienteeeeeee meninas.
"Rivalidade Feminina vs Sororidade"
A rivalidade feminina não é verdade, não é algo normal. Mas princípios opressores colocam essa ideia nas nossas cabeças desde a infância. Podes ver, quantos filmes e músicas não perpetuam a ideia de que amizade de verdade é entre homens e que entre mulheres sempre existe falsidade, que a outra está lá só para puxar o teu tapete? O porquê de a cultura machista perpetuar isso é simples: dificultar que as ideias do feminismo sejam amplamente aceitas, pois leva as mulheres a acreditarem que não podem realmente se unir, já que são “naturalmente inimigas”.

 A sororidade nada mais é do que a irmandade entre as mulheres. É deixar de acreditar que as outras mulheres são tuas rivais, e reconhecer-mo-nos como companheiras na luta por conquistas sociais e como mulheres, que são irmãs e que precisam se unir para serem mais fortes. Sororidade é abandonar preconceitos e julgamentos, é alcançar o ideal de mulheres se aceitando e trabalhando juntas.

Sororidade é um termo que significa união, empatia e companheirismo entre mulheres. Com certeza você já ouviste essa palavra em discussões feministas, não é? Isso porque a sororidade tem como objectivo acabar com a rivalidade entre mulheres, estereótipo que foi difundido pela sociedade machista.
A sororidade começa por pequenos gestos. Não julgar, nem rotular outras mulheres. Não exigir delas comportamentos padronizados por acreditares que uma mulher deveria se comportar de um jeito ou de outro. Não separar o mundo entre nós e as outras. Reconhecer que estamos juntas na luta contra um sistema opressor que está tão enraizado que, por vezes, nem o notamos.
Essa rivalidade criada entre as mulheres em geral coloca o homem como a figura de discórdia. Daí vem a ideia de que se o namorado traiu a culpa é da outra que o seduziu. Isso evolui para julgamentos mais amplos, como reparar nas roupas curtas e no comportamento das mulheres que estão lá “para roubar o teu homem”. Perpetuar essas ideias é tão absurdo quanto comum e, novamente, isso  deixa a impressão de que não importa o que mulheres façam, a luta para conquistar um marido ainda será mais importante.
Muitas mulheres acabam discutindo entre si por motivos pequenos, por exemplo, disputando quem é mais magra, é mais "boa" ou se veste melhor. Mas, na realidade, esse comportamento não é culpa delas, e sim da sociedade machista onde estamos vivendo, que faz com que os homens sejam o centro das atenções e que coloca mulheres uma contra as outras. Para mudar esse quadro, pratique a sororidade e olhe para as mulheres ao seu redor com outros olhos!

Um mundo sem machismo parece um mundo perfeito, não é mesmo? Mas saiba que isso é possível, desde que sejamos capazes de mudar nossas atitudes em relação às coisas simples, como a rivalidade feminina. Tenha sororidade pelas outras mulheres e busque a união em prol dessa ideologia de mundo perfeito!

Vês aquela mulher que foi promovida no trabalho? Por que dizer que ela só conseguiu tal conquista por se envolver com o chefe? Não desmereça outras mulheres! Tenha sororidade por suas irmãs e, em vez de criar intrigas desnecessárias, apoie-as!
 
Vês aquela mulher bonita, inteligente e que tem a atenção de todos? Por que odiá-la simplesmente por isso? Pratique a sororidade e ajude a enaltecer as qualidades de outras mulheres! Até porque reconhecer o que cada uma tem de bom não faz com que sejas inferior. A sororidade faz com que sejamos capazes de identificar e reconhecer as qualidades tanto das outras mulheres como as nossas.

Quem disse que as outras mulheres são suas inimigas? Todas nós temos nossas diferenças e nossas peculiaridades. Não coloque como rivais aquelas que deveriam ser suas aliadas. Mulheres unidas são muito mais fortes!

Quem disse que a ex do teu namorado é uma ameaça? Ou que a actual do seu ex é tua inimiga? Pensamentos como esse apenas reforçam o machismo. A verdade é que todos nós temos alguma história e, se realmente confias no teu parceiro, não há motivos para odiares outra mulher em vão!


É tão bonito ver mulheres trabalhando juntas, sendo amigas, defendendo umas às outras… e isso tudo é possível pela sororidade!

Ninguém nasce completamente desconstruído e é bem possível que  já tenhas praticado actos  como julgar outra mulher pela roupa que ela vestia, ou deixar de falar com uma amiga simplesmente porque ela também gostava do mesmo rapaz que tu, por exemplo. A sororidade serve para termos um outro olhar em situações como essas. Afinal, não temos o direito de julgar nenhuma mulher! Cada uma tem o direito de se vestir ou agir do jeito que sentir-se melhor.



Todas as mulheres lutam por um único objectivo: um lugar nesse mundo machista em que vivemos. Por isso, una-se com outras mulheres para que possamos todas chegarmos lá juntas! Chega de diminuir quem é diferente de ti, pois fazendo isso, te diminuis a ti própria.


 "Se você já aprendeu o que é empoderar, se já se descobriu e se tornou uma nova mulher, ajude a empoderar outras. Vamos criar um mundo melhor para todas nós."
É isso meninas espero que tenham gostado não se esqueçam de deixar comentários que nós respondemos sempre, compartilhem, SIGAM por favor para conseguirmos atingir o 200 seguidores ainda esse mês. META🎁: 150 views e 25 comentários.

ATT: Deixem questões aqui nos comentários, sobre o que vocês quiserem saber acerca nós, para quem não sabe nós somos angolanas, bora lá perguntem o que quiserem. 

Espero que estejam a gostar do blogue. Fiquem com Deus

Até mais!😉

Posts Relacionados

21 Comentários

  1. Respostas
    1. Muito obrigada querida
      Bom dia para você também
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, linda! Post interessante! Que a cada dia venhemos praticar a sororidade,pois unidas somos mais forte e a rivalidade não nos acrescenta em nada.
    o seu blog é muito fofo! Que Deus continue te abençoando!
    Seguindo-a também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida, união faz a força e fortes ninguém nos para
      Beijos

      Eliminar
  3. ;D

    Rivalidade não leva a nada. Temos que nos unir!

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente esses são conceitos bem enraizados em nossa cultura e, apesar de eu ser feminista, ainda me pega às vezes reproduzindo alguns comportamentos ou pensamentos assim. Mas procuro fazer esse exercício de não achar que a coleguinha está competindo comigo e praticar cada vez mais a sororidade!

    beijos!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom querida«, a mudança só começa com pequenos actos, devemos ter mais amor
      Beijos

      Eliminar
  5. ótimo post, gostei bastante!

    https://deitadaemnuvens.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Adorei esse seu post!
    Eu tenho uma amiga/irmã no qual compartilhamos tudo. Nem da minha parte nem da parte dela tem quaisquer tipo de rivalidade.
    Eu não suporto mulheres que se acham melhores que as outras.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom querida, não adianta a rivalidade entre pessoas
      Beijos

      Eliminar
  7. Artigo perfeito! É exatamente isso que nos falta união e desconstruir a ideia do sexo frágil!

    ResponderEliminar
  8. Ameei!! Também acho que temos que acabar com essa ideia de rivalidade feminina, somos todos mulheres e sofremos com o machismo, temos mais é que nos ajudar e nos unirmos!!
    Beijooos

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Eu me envergonho muito de dizer que já cai nessa onda de acreditar que mulheres eram inimigas. Hoje eu olho pra isso e sinto vergonha. Estamos aqui pra nos apoiar e somente isso. Hoje em dia, meu maior prazer é poder de alguma forma, apoiar e incentivar outras mulheres nas coisas que fazem, nas decisões que tomam.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Lary que bom q ue bom que gostou muito obrigada por compartilhar connosco
      Beijos

      Eliminar
  10. Que delícia de postagem!!!
    Vamos no unir, apoiar e amar... Criar uma rede de proteção que a sociedade nunca pensou ser tão forte <3
    Amei amei amei

    beijo
    http://mulherculturaepsicologia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Ludmilla quem bom que você gostou do post e espero que tenha aprendido
      Beijos volte sempre

      Eliminar
  11. O sentimento que tive ao ler este artigo foi de muita identificação, parece que leu todos os meus pensamentos e colocou em palavras da melhor forma possível.
    Recentemente escrevi uma redação na escola com esse tema e não consegui desenvolver muito bem, mas agora, após ler seu texto, sinto-me muito mais preparada para reescrevê-la. Muito obrigada <3

    ResponderEliminar