#Contominhahistória (2)

by - janeiro 20, 2018

Dos cachos à careca...

Oi genteeeee!!
Tudo bem com vocês? Espero que sim. Comigo está tudo ótimo graças à Deus.

Na semana passada foi lançada a rubrica #Contominhahistória e, em pouco tempo tornou-se uma das publicações mais vistas do blogue. E como o feedback foi excelente, hoje eu trouxe mais uma história partilhada pela nossa leitora Eugénia Morais para vocês verem e se inspirarem.

E se vocês estão aqui pela primeira vez, não se esqueçam de nos seguir, se inscrever para receber as notificações de posts novos, seguir as nossas redes sociais pois estamos sempre postando coisas novas no instagram, comentem, deem as vossas sugestões, críticas e compartilhem com as suas amigas. Então agora, venham comigo e vamos conhecer mais uma história!!

Olá, chamo-me  Eugénia  Morais, sou angolana e tenho 18 anos de idade. Durante a minha infância, sempre usei o cabelo natural e nunca senti necessidade e muito menos desejei alisar o meu cabelo. A medida que fui crescendo, passei a ver mais meninas na internet com o cabelo lindo e cacheado então, consequentemente surgiu em mim a vontade de ter um cabelo como o delas.

No dia 5 de Setembro de 2015, decidi aplicar e usei uma química relaxante, conhecido como Afro aqui em Angola, para poder ter um cabelo cacheado. Depois disso, o meu cabelo ficou muito lindo e cacheado, como eu queria.
Até aí tudo bem e, estava a correr tudo tranquilamente até que chegou a época de comprar os produtos. Gastava todo o meu dinheiro para manter o meu cabelo cacheado e cheguei a gastar o dinheiro de trabalhos escolares, para cuidar do afro.
<... Em Agosto de 2016, decidi ir ao salão fazer texturização com Bigodinhos. A cabeleireira lavou o meu cabelo e, começou a rir-se. Então, eu quis saber o porquê dela estar a rir. E ela respondeu: Tu não tens cabelo na parte do meio da cabeça ...>
Tudo começou a se complicar rapidamente e, a cada dia que passava o meu cabelo ficava mais fraco. Porém, o meu cabelo tinha atingido um comprimento que eu adorava. Uma das coisas que também me levou a usar  essa química foi que antes, meu cabelo era muito curto e eu não gostava do tamanho.

Quando passei a usar  o relaxamento Afro, o meu cabelo ficou super grande e, atingiu mais ou menos 19 cm.  Até então, o meu cabelo nunca havia chegado à aquele tamanho  e, eu me sentia poderosa ao passo que ficava dependente dos produtos pois, se eu não os tivesse, não poderia manter o Afro e o meu cabelo ficava horrível.

Usei Afro no meu cabelo durante 6 meses e chegou uma época em que já não conseguia dinheiro para comprar os produtos. Então, desisti e continuei com o cabelo do jeito que estava, achando que sem os produtos,  o cabelo não iria danificar.

Em Agosto de 2016, decidi ir ao salão fazer texturização com Bigodinhos. A cabeleireira lavou o meu cabelo e, começou a rir-se. Então, eu quis saber o porquê dela estar a rir. E ela respondeu: Tu não tens cabelo na parte do meio da cabeça. Instantaneamente fiquei preocupada e perguntei como não tinha cabelo.
<... Realmente beleza custa caro ...>
Mesmo com isso, ainda não havia notado o quão meu cabelo estava danificado. E disse para a jovem do salão continuar com o trabalho. Ela fez os bigodinhos e fiquei no secador durante 5 horas. Sentia a minha cabeça a queimar mas, continuei porque queria ver o meu cabelo bonito. Realmente beleza custa caro...

Chegou o momento de desfazer os Bigodinhos então, ela desfez e me virou em direção ao espelho.
Quando me vi ao espelho, me senti um lixo. Estava furiosa e senti uma frustração contra a cabeleireira a ponto de acusa-la de não saber fazer Bigodinhos. E para rebater ela disse que sabia fazer porém, o meu cabelo é que estava muito danificado.

Aí mesmo, apareceram umas 4 amigas que começaram a rir de mim. Riam-se não por estar careca mas, porque todo o meu cabelo no meio tinha saído e parecia "Calvice". Naquele dia, me toquei e saí a correr. Cheguei à casa, fui até ao espelho e, cortei quase todo meu cabelo 😭😭😭.
<... com esta aceitação aprendi que para ser Diva só precisamos de ser nós mesmas, com tranças ou sem tranças, careca ou cabeluda ...>
Depois disso decidi usar tranças. Quando pedia para as pessoas trançarem o meu cabelo e ninguém aceitava porque quase não tinha cabelo na parte do meio meu cabelo estava mesmo danificado.

22 de Março de 2016
Transição Capilar
Fiquei super deprimida e daí decidi trançar o meu cabelo sozinha usei tranças finas durante um tempo até os cabelos crescerem.

Em Setembro de 2016 decidi assumir o meu cabelo fiz pesquisas na net fiquei a saber sobre os Tipos De Cabelos, Receitinhas Caseiras e descobri que sou Crespa 4C.

Nunca tive apoio de ninguém quanto a isso, assumi minha naturalidade e não desisti. Por mais que o meu 4C demore horrores a crescer, eu não desisto nunca, continuo me dedicando ao meu cabelo com muito amor e me esforçando para ter um cabelo saudável. 

Com toda esta experiência, aprendi a me aceitar do jeito que sou, a amar cada fase do meu cabelo, sejam elas boas ou ruins. E com esta aceitação aprendi que para sermos Divas só precisamos de ser nós mesmas, com tranças ou sem tranças, careca ou cabeluda, podemos ser  o nós quisermos. Devemos aprender que ser forte ou estar segura é sobre você e não sobre os outros.


2018



Então meus amores está foi a nossa segunda edição deste quadro e espero que ele vos incentive a mandarem também a vossa história para contarmos ao mundo, para saber mais acerca clique aqui, estamos a tua espera, se gostou comente aí em baixo, siga-nos, e assine a newsletter para receber mais conteúdo.

Eu fico por aqui um sejam felizes e fiquem com Deus!

Até breve 😉!

Posts Relacionados

22 Comentários

  1. Lindo testemunho! Que muitas pessoas possam ter acesso a essa linda história de amor próprio e aceitação!
    De que adianta seguir padrões e passar dificuldades financeiras? Se tornar aquilo que não é em busca de padrões impostos...
    Vcs são lindas! Não há o que questionar :*
    Obs.: Lindo blog

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderEliminar
  2. olá obrigada pelo teu comentário já sigo o blog.
    Que bom testemunho o teu, também tenho problemas no couro cabeludo por vezes ganho peladas e tudo e tenho sempre imenso cuidado com ele
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Olá vim agradecer sua visita e conhecer seu blog :)
    Lindo testemunho da Eugenia!
    Todos deveriam ler e se inspirar, uma história real de amor próprio, superação, beleza, saúde e estilo.
    Cabelos saudáveis, tratados com carinho e lindos!!!!
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderEliminar
  4. Está giríssimo!
    Cuida dele com carinho e de ti com muito amor.
    Beijinhos,
    The Mist Dessert

    ResponderEliminar
  5. Gostei de saber um pouco da sua história.
    O meu cabelo é do tipo 2A, pode até parecer que ele é bem aceito, mas não é bem assim. Eu sempre escuto alguém me dizendo para alisar e que irá ficar mais bonito. Eu também já acreditei que o meu cabelo era feio e fui ao salão para deixá-lo mais aceitável para a sociedade. Foi um alisamento com prancha e no dia que lavei, meu cabelo ficou horrível. Eu também sofri porque o cabeleireiro puxava o meu cabelo e queimou a minha cabeça. Depois comecei a usar a prancha e o secador em casa, mas o resultado depois de lavar era sempre um cabelo muito seco e com frizz. Atualmente aceito o meu cabelo e amo as ondinhas dele.
    Estou seguindo o blog.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  6. Nossa, eu já tive uma amiga que aconteceu isso, mas ela não queriam enrolar o cabelo, ela queria alisar, dai sempre que ia no salão passar química, voltava com a cabeça vermelha, até que na quarta vez que foi, voltou sem cabelo na parte de baixo do cabelo, eu tinha avisado, que o cabelo é lindo natural, e não cheio de química, até que ela parou e agora está usando o cabelo natural, está lindo o cabelo dela, cheio novamente e cheio de vida e brilho!
    Um beijo grande e muito GORDO
    thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😂😂😂 muito obrigada
      Beijos também para você

      Eliminar
  7. Valeu pela visita no blog! ♥
    Já estou te seguindo também.
    Beijos. :*

    www.freakandcreepy.com

    ResponderEliminar
  8. Sua história é uma verdade inspiração para muitas pessoas, e lhe admiro muito por isso. Seu cabelo é lindo flor <3
    Beijos
    https://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Que história linda de aceitação, nós temos de aceitar os nossos afros porque são a coisa mais maravilhosa do mundo, eu digo-te agora isto mas a mim também me custou a perceber isso, eu alisava o meu cabelo com laxantes e esticava, só para o ter igual as minhas amigas na escola (brancas), eu era a única preta e queria ser como elas. Agora quando olho pra trás vejo que só danifiquei o cabelo, mas agora já está quase recuperado.

    Obrigada por partilhares a tua história linda.

    Beijinhos.
    (ps: segui de volta)

    https://liveloveandlaught4.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade querida a gente deve se aceitar do jeito que somos e ser felizes
      Beijos obrigada por nos seguir

      Eliminar
  10. é uma história incrível e realmente dá que pensar, muitas vezes achamos que estamos a fazer algo bom e na verdade só estamos a danificar o cabelo, é pena porque parecia bem bonito... mas ainda bem que no fim tudo acabou melhor!
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade querida muito obrigada pelo comentário de apoio à Eugénia
      Beijos

      Eliminar
  11. Oie adorei seu blog! ♥

    www.karigobeli.com.br

    ResponderEliminar