#Contominhahistória (1)

by - janeiro 13, 2018

O meu cabelo destruiu minha auto-estima

O
Minhas lindaaas
Tudo bem com vocês?

Hoje eu vim dar inicio a uma rubrica semanal #Contominhahistória, uma rubrica que vai tornar mais próximas em que vocês me enviam um email com a vossa história e eu trago aqui para o blogue. 

Trago uma história da nossa blogueira Débora (Dlssdr), que embora pareça englobar apenas cabelo trata-se também de uma mudança de hábitos, renovação e auto-estima então qualquer uma é bem vinda a compartilhar uma história de vida que vá inspirar outras meninas também, então se você caiu de paraquedas, este é o primeiro post que você lê aqui do blogue, e já gostou do projecto, não se esqueça de nos seguir, se inscrever para receber as notificações de posts novos, seguir as nossas redes sociais estamos sempre postando coisas novas no instagram, comentem, dê sua sugestão, crítica e compartilhe para as suas amigas. Bora lá!
Com 6 aninhos

Chamo-me Débora e tenho 17 anos. Desde muito pequena eu sempre tive o cabelo longo, cheio e volumoso então, a minha mãe e a minha tia que na altura cuidavam do meu cabelo, não conseguiam fazer nada nele para além de tranças. 

O meu cabelo era cacheado/crespo mas tinha uma textura mais leve porém minha mãe penteava-o seco o que causava muita quebra dos fios. Até os meus 6 anos eu tinha o cabelo longo e natural porém na véspera de natal de 2007 eu precisava de arranjar o meu cabelo e quando cheguei no salão de beleza, vi uma caixa de um produto para alisar o cabelo em que tinha uma menina negra com o cabelo bem lisinho. Quando a minha mãe perguntou o que eu queria fazer, eu respondi:


Relaxamento que usei durante anos


< Quero meu cabelo igual ao dela... >


Aí a minha mãe deixou e comecei a saga dos alisamentos. Eu comecei a alisar e o meu cabelo começou a quebrar, o que não era estranho porque eu era uma criança quando tudo começou.

Sempre me foi incutido que cabelo crespo é cabelo ruim, feio e que o cabelo liso era melhor "as meninas com cabelo liso têm mais auto-estima, são muito bonitas e tal". 


Passado algum tempo eu parei de alisar e o meu cabelo voltou a ganhar uma textura crespa. E nesse meio período eu fazia tranças e quando desmanchava as tranças molhava o cabelo e usava activador de cachos que dava uma definição no meu cabelo. 


< Cheguei até a queimar a cara com chapinha ...>


Durante 2 anos foi assim e em 2015, o meu pai recebeu um convite para um jantar e decidiu me levar como acompanhante. Nesse dia, a minha tia me levou ao salão para alisar e fazer a minha primeira escova. Como se não fosse suficiente, mais uma vez voltei a saga e dessa vez acabou por ser fatal. Cheguei até a queimar a cara com chapinha para poder manter o cabelo sempre alinhado. Meu cabelo estava quebradiço e eu não dava nenhum cuidado nele. Caíam em todo o canto e para piorar comecei a sofrer queda lateral dos fios.

Era tão mau que até o meu pai ria-se de mim. Eu ficava muito triste mas na verdade sabia que a culpa era minha porque eu passava chapinha diariamente e alisava num espaço de duas semanas.



No ano passado eu vi que não tinha outra solução e comecei a fazer as tranças continuamente e nem conseguia mais fazer outra coisa que não fosse isso. Quando desmanchava, o meu cabelo caía e com isso a minha autoestima também caiu bastante.

Careca a frente
Eu me recusava a sair e quando saía sentia as pessoas a olharem para mim. Eu estava careca na frente e o resto era fraco e quebradiço. As mesmas pessoas que me elogiaram no inicio foram as mesmas a me criticar e a gozar comigo. Eu estava triste mas eu amava o cumprimento do cabelo. Não me importava se ele estava ralo ou não. A minha confiança foi lá no fundo e eu nunca tinha me sentido TÃO FEIA. 

Cabelo após lavagem com muito frizz
Em Agosto de 2016 comecei a transição saiba aqui meio sem saber e em Janeiro a minha mãe me obrigou a cortar o meu cabelo que estava completamente danificado. Fiz um escândalo e até chorei. Dias depois já tinha marcado para alisar novamente e 1 dia antes da minha ida ao salão eu vi o tamanho de raiz que tinha. Não conseguia acreditar naqueles cachinhos e naquele cabelo. E depois de muito pesquisar decidi deixar o meu cabelo natural crescer. 

Nos meses que se seguiam fazia tranças, usei mega hair/ cabelo brasileiro cacheado, fazia algumas umectações com óleo de coco e algumas hidratações ao passo que cortei todo o cabelo do meu rabo de cavalo.


Com mega hair cacheado

Durante a transição Capilar


Os meus primeiros produtos de cabelo que comprei foram um creme de pentear (Salon Line SOS Bomba), Gel (Eco Styler Gel) e um activador de cachos (Cachos Dourados).


Dois dias após a compra destes produtos fiz o meu Big Chop, significado aqui, no dia 07 de maio. E desde então venho cuidando dos meus fios. Com o bc o meu cabelo foi melhorando, se recuperando e crescendo. 

Big Chop 07/06/2017

Pós Bc
Muita gente se espantou quando descobriu que meu cabelo não era liso porque eu fazia questão de sair na rua sempre com o cabelo chapado. Muita gente riu de mim por meu cabelo estar curto e eu cheguei a pensar em alisar outra vez, porém a minha irmã me deu muito apoio me ajudava a cuidar do cabelo, o YouTube também foi um professor. Muitas meninas postam dicas e experiências de vida que me ajudaram demais. Hoje graças a Deus superei a fase difícil e estou a 8 meses com  cabelo natural, ainda não atingi o meu objectivo de crescimento capilar mas estou muito feliz.


Dias actuais

Auto-estima, representatividade
No final das contas o que eu aprendi com isso tudo é que o importante é você se aceitar como Deus te fez. Eu descobri que a verdadeira beleza vem do Senhor e que eu não preciso tentar entrar em um padrão imposto pela sociedade para ser feliz e linda. O conselho que deixo é que se aceite, Deus te fez linda como você é !! Seja você negra ou branca, lisa ou cacheada, ele te ama e se importa com você, deixe que as pessoas falem, ele rebaixa os que elevam e exalta os que se humilham. Não permita que padrões formem sua vida e te afastem da pessoa incrível que Deus criou.
_______________________________________💗_______________________________________

Então meus amores está foi a nossa primeira história deste quadro e espero que ele vos incentive a mandarem também a vossa história para contarmos ao mundo para saber mais acerca clique aqui, estamos a tua espera, se gostou comente aí em baixo, siga-nos, e assine a newsletter para receber mais conteúdo.

Eu fico por aqui um sejam felizes e fiquem com Deus!

Até breve 😉!

Posts Relacionados

15 Comentários

  1. Adorei este tipo de post, a internet precisa de mais conteúdo assim, a ajudar as pessoas a aceitarem a sua própria beleza!!!
    Já estou a seguir o teu blog!!!Parabens!!

    I'M ALREADY FOLLOWING YOUR BLOG!

    REILLIZA ||| I N S T A G R A M

    ResponderEliminar
  2. Me identifiquei demais com o seu texto, mas o assunto era o meu corpo. Realmente, quando a gente se aceita tudo ao nosso redor flui melhor, somos extraordinários pelas nossas diferenças e é isso que importa, que graça seria se todos fossemos iguais? ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que você se identificou o nosso intuito é este mostrar a diferença entre as pessoas e faze-las se sentirem bem

      Eliminar
  3. Eu amei este post, me identifiquei demais. Uma das coisas que me ajudou tbm foram os relatos de outras meninas. Eu odiava meu cabelo cacheado, porque aprendi desde que criança que era cabelo "ruim", hj olho meus cachos no espelho com uma sensação ótima, estou muito feliz
    Charme-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que estas feliz querida muito obrigado por compartilhar isso connosco

      Eliminar
  4. Sağol canım

    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/contominhahistoria-1.html

    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/estilando-com-pouco1-maionese-nutritiva.html

    ResponderEliminar
  5. Achei a tua história e o modo como relacionaste o teu cabelo com a forma como te vês a ti própria muito inspiradora. Continua assim :D
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Mana, tua história é bem parecida com a de muitas que eu conheço e que sofreu muito nas sagas dos alisamentos. Mas deu tudo certo e agora tá muito lindo o teu cabelo.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post! E concordo, nós temos de nos aceitar como somos e não para agradar aos outros, só assim seremos felizes <3

    Beijinhos <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pela coragem e pela volta por cima. Seu cabelo tá lindo!

    Beijinhos.
    http://www.vaigarota.com/

    ResponderEliminar